Perguntas Frequentes
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
Não é preciso. A suspensão do uso de medicamentos somente deve ser realizada sob orientação de um médico.
Alguns medicamentos interferem no resultados de alguns exames.
Para estes exames, é fundamental que os medicamentos em uso sejam informados a recepcionista ou coletadora.
Sim. Entretanto, deve-se manter o consumo normal de água, não sendo ingeridos volumes excessivos. Lembrando que os demais líquidos (sucos, cafés, iogurtes, leite, entre outros) interferem sim no jejum.